Polícia deflagra operação contra roubo de cargas e veículos no Complexo da Maré
Por Redação
A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (6), uma operação para desarticular uma organização criminosa envolvida em roubos de cargas e veículos, receptação qualificada e lavagem de dinheiro. Desde as primeiras horas da manhã, moradores relataram tiros na região. A ação busca cumprir 74 mandados de busca e apreensão nas comunidades Nova Holanda e Parque União, no Complexo da Maré, além de outras áreas da capital, Baixada Fluminense e estados como Ceará, Bahia, Goiás e Santa Catarina.
As investigações, conduzidas pela Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), começaram em 2024, após registros indicarem a atuação de dois grupos criminosos ligados ao Comando Vermelho (CV), responsáveis por grandes assaltos a cargas no estado do Rio.
Esquema criminoso estruturado
A quadrilha foi identificada após a prisão de um suspeito que revelou a existência de um “escritório” dentro da Maré, onde os criminosos planejavam os roubos e a revenda dos produtos. No local, havia quatro computadores contendo informações sobre funcionários de empresas que forneciam dados privilegiados e sobre empresários que adquiriam as mercadorias roubadas. Também foram encontrados armamentos e bloqueadores de sinal GPS.
Os dois líderes do esquema já possuem mandados de prisão por roubo de cargas, mas seus nomes não foram divulgados. A ação da quadrilha se estendia pelas principais vias do estado, com transbordo das cargas para comunidades de Duque de Caxias e para os complexos do Alemão, da Maré e de Manguinhos, na Zona Norte do Rio.
Lavagem de dinheiro e empresas de fachada
As investigações revelaram que os criminosos utilizavam empresas de fachada para movimentar valores ilícitos, legalizar bens adquiridos com dinheiro dos roubos e dificultar o rastreamento das autoridades. Com o apoio do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), a polícia identificou um esquema financeiro complexo, envolvendo transações entre os assaltantes, seus familiares e empresários que receptavam as cargas roubadas.
A operação segue em andamento para desarticular a estrutura criminosa e prender os envolvidos.
Deixe o Seu Comentário