Trinta e sete alunos do Projeto Tênis na Lagoa participaram como boleiros no Rio Ladies Open e no Australian Open Junior Series South America, no Rio de Janeiro
Trinta e sete alunos do Projeto Tênis na Lagoa – Instituto Mirania Gomes Borges tiveram uma semana daquelas. Eles atuaram como boleiros em dois eventos de peso no Rio de Janeiro: o Rio Ladies Open — primeiro WTA na cidade em quase dez anos — e as semifinais e finais do Australian Open Junior Series South America, etapa que vale vaga para a chave juvenil do primeiro Grand Slam de 2026.
No torneio profissional, 30 alunos do projeto estão na Techset Academy, na Barra da Tijuca, com encerramento neste domingo. Já a etapa juvenil levou sete jovens do Tênis na Lagoa à Rio Tennis Academy, em Laranjeiras, finalizada no sábado.
“Muito importante para nossos meninos e meninas do projeto terem a oportunidade de participarem de eventos como esses vendo grandes nomes do esporte, sobretudo do tênis brasileiro como a medalhista olímpica Laura Pigossi, Ingrid Martins, Carol Meligeni e outras estrangeiras que irão brilhar no futuro, assim como os jovens sul-americanos que irão despontar no tênis mundial em breve.” Paula Borges e Alexandre Borges.
A relação do projeto com grandes palcos não é de hoje. Em fevereiro, durante o Rio Open, além de boleirarem, os alunos conheceram o top 10 Lorenzo Musetti, que visitou a quadra na Lagoa, e o campeão de duplas Marcelo Melo, ex-número 1 do mundo.
Fundado em 2004 por Alexandre Borges, o Tênis na Lagoa nasceu para atender crianças e adolescentes de comunidades do Rio. Em 2020, virou Instituto Mirania Gomes Borges, homenagem à mãe do fundador. As atividades acontecem nas quadras públicas em frente ao Clube Monte Líbano, na Lagoa Rodrigo de Freitas, com aulas gratuitas de tênis para a população em vulnerabilidade social.
O projeto cresceu. Hoje, mais de 220 crianças e adolescentes recebem não só treinos, mas também acompanhamento psicológico, aulas de inglês e yoga, passeios educativos e chance de integrar a equipe de competição que representa o Tênis na Lagoa no Brasil e fora. Ao longo de 18 anos, cerca de 5 mil jovens já foram impactados. O time conta com Paula Borges, voluntários e apoiadores como o ex-tenista Thomaz Koch, padrinho desde a fundação.
O Instituto Mirania Gomes Borges atende jovens da Rocinha, Vidigal, Cruzada, Cantagalo, Tabajara, Pavão-Pavãozinho, Rio das Pedras, Muzema e outras comunidades. A proposta é direta: usar o esporte para promover inclusão e desenvolvimento humano.
A iniciativa tem patrocínio do Banco Santander via Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte do Governo Federal, apoio da Prefeitura do Rio e parceria da ASICS.
Deixe o Seu Comentário