1º Seminário Nacional LGBTQIA+ de fé promove diálogo inter-religioso e luta contra fundamentalismos no Rio
Por Marcelo Cunha

1º Seminário Nacional LGBTQIA+ de Fé no Rio Discute Intolerância e Diversidade Religiosa
Nos dias 4 e 5 de fevereiro, a Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio de Janeiro, sediará o pioneiro 1º Seminário Nacional LGBTQIA+ de Fé – Diálogo Inter-religioso e Luta Contra Fundamentalismos. Organizado pelo Fundo Positivo e sob a curadoria da teóloga queer Ana Ester e da pesquisadora Giovanna Sarto, o evento reúne representantes de 11 tradições religiosas, ativistas, políticos, artistas e pesquisadores, com o objetivo de discutir questões como LGBTfobia e a relação entre fé e diversidade.
Durante o seminário, quatro grupos de trabalho abordarão temas cruciais, incluindo “Terapia de Reversão”, “Enfrentamento aos Fundamentalismos a partir da Ética da Diversidade” e “Bíblia e Diversidade Sexual e de Gênero”. O seminário resultará na criação da Carta do Rio de Janeiro contra a LGBTfobia, que será divulgada ao final do evento, visando influenciar políticas públicas de defesa da vida e dos direitos humanos. A Carta será destinada especialmente a políticos e autoridades federais.
O encontro contará com uma celebração ecumênica no dia 4, com representantes religiosos de diversas tradições, como o Candomblé, o Budismo, o Islamismo, o Santo Daime, entre outros, que se unirão em um rito de paz. A abertura do evento será feita pelo Pastor Henrique Vieira e pela teóloga Ana Ester, que destacam a importância do seminário no contexto atual de aumento da intolerância religiosa e da LGBTfobia.
Entre os nomes de destaque nos grupos de trabalho estão a ativista Monica Benício, a pesquisadora Dani Balbi, o religioso pentecostal Bob Botelho, e o professor da UFRJ Heder Botelho. Para Giovanna Sarto, curadora do evento, o seminário tem como objetivo central combater a intolerância e promover a conexão entre fé e diversidade, além de impulsionar a luta por justiça social.
A teóloga Ana Ester também reforça o papel das religiões no combate às violências contra as pessoas mais vulneráveis, citando a fala da Bispa Mariann Edgar Budde, que destacou a importância das igrejas no enfrentamento de governos autoritários, como o de Donald Trump. O 1º Seminário Nacional LGBTQIA+ de Fé visa justamente oferecer contra narrativas às escaladas reacionárias que afetam tanto o Norte quanto o Sul global.
Deixe o Seu Comentário