Como iniciou a Psicanálise?
Por Rodolfo Rodrigues
O surgimento da psicanálise dá-se a partir da experiência clínica do médico e neurologista Sigmund Freud. Ele nasceu em 1856 na cidade de Freiberg (Alemanha ) e viveu desde os 4 anos em Viena. Em 1938, mudou-se para Londres, fugindo das perseguições do regime nazista de Hitler. Morreu no ano seguinte em função de um câncer.
Freud iniciou seus estudos em medicina aos 17 anos e formou-se em 1881. Além de se interessar pela psiquiatria e neurologia, ele buscava entender a natureza humana, investigar os enigmas da mente e da cultura. Essa inclinação tornou-se paixão de saber que o conduziu à criação da psicanálise e à descoberta do inconsciente.
*Quais são as abordagens da psicanálise?
Sua abordagem se concentra em relacionar o sofrimento psíquico do paciente com emoções reprimidas do passado que não foram esquecidas. Sigmund Freud introduziu conceitos importantes, como o ID, ego, superego, recalque e sublimação.
Existe um tempo específico para a cura, com o tratamento da psicanálise?
Um tratamento psicanalítico na época de Freud era caracterizado por sessões de 50 a 55 minutos diários, de segunda a sexta, e podia durar de seis meses a dois anos e meio, dependendo da situação abordada.
Deixe o Seu Comentário